quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Lélia Gonzalez: O feminino negro no palco da história





Filha de um ferroviário negro e de uma empregada doméstica indígena era a penúltima de 18 irmãos, entre eles o futebolista Jaime de Almeida, que jogou pelo Flamengo. Nascida em Belo Horizonte, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942. Graduou-se em História e Filosofia e trabalhou como professora da rede pública de ensino. Fez o mestrado em comunicação social e o doutorado em antropologia política. Começou então a se dedicar à pesquisas sobre relações de gênero e etnia. Foi professora de Cultura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde chefiou o departamento de Sociologia e Política. Como professora de Ensino Médio no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (UEG, atual UERJ), nos difíceis anos finais da década de 1960, fez de suas aulas de Filosofia espaço de resistência e crítica político-social, marcando definitivamente o pensamento e a ação de seus alunos. Ajudou a fundar instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), o Coletivo de Mulheres Negras N'Zinga e o Olodum. Sua militância em defesa da mulher negra levou-a ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), no qual atuou de 1985 a 1989. Foi candidata a deputada federal pelo PT, elegendo-se primeira suplente. Nas eleições seguintes, em 1986, candidatou-se a deputada estadual pelo PDT, novamente elegendo-se suplente. Seus escritos, simultaneamente permeados pelos cenários da ditadura política e da emergência dos movimentos sociais, são reveladores das múltiplas inserções e identificam sua constante preocupação em articular as lutas mais amplas da sociedade com a demanda específica dos negros e, em especial das mulheres negras.

Legado

Dentre outras homenagens, Lélia Gonzalez tornou nome de uma escola pública estadual no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, de um centro de referência de cultura negra, em Goiânia, e de uma cooperativa cultural, em Aracaju. Foi citada pelo bloco afro Ilê Aiyê em duas edições do Carnaval baiano: em 1997, como parte do enredo Pérolas negras do saber, e em 1998, com Candaces. O dramaturgo Márcio Meirelles escreveu e encenou em 2003 a peça teatral Candaces - A reconstrução do fogo, baseada em sua obra. Em 2010, o governo da Bahia criou o Prêmio Lélia Gonzalez, para estimular políticas públicas voltadas para as mulheres nos municípios baianos.

Atividades Proposta:

Click e Curta e Assista o Vídeo sobre Lélia: https://www.youtube.com/watch?v=W4yE11omn70

Faça um comentário sobre a vida de Lélia Gonzalez abaixo da postagem. Não esqueça de informar seu nome e sua turma abaixo do comentário. (Valor 2,0 pontos)

30 comentários:

  1. A Lélia Gonzalez foi um ícone nesse sentido. Ela foi uma ativista, uma historiadora, uma escritora, mas foi uma pessoa de muita coragem, que enfrentou em um momento muito diferente deste nosso atual, a violência contra o negro, de forma muito enfática ela lutou por aquilo que ela acreditava; acreditava na igualdade racial, nos direitos das mulheres negras. Ela foi, e fez a diferença para o País, mostrou a todos que a mulher era mais que um simbolo frágil na piramide social.
    -Aluno: Victor Hugo
    -Turma: 202

    ResponderExcluir
  2. O presente artigo trata da construção do feminismo negro no Brasil entre as décadas 1970 e 1980. Para isso,
    tomamos a intelectual e ativista Lélia Gonzalez como condutora dessa reflexão. No passado recente, era
    chamado (e a ainda o fazemos) de Movimento de Mulheres Negras. Registramos também o protagonismo de
    algumas dessas antecessoras, sem, contudo, invisibilizar as não-negras na história do feminismo no Brasil. O
    que trazemos à luz é o papel de destaque de intelectuais como Lélia e Beatriz Nascimento na luta antirracista e
    antissemitista no Brasil contemporâneo.
    Nome: Jafia pereira dos santos
    turma:301

    ResponderExcluir
  3. Prezados, estou muito feliz pela participação de vocês nesse modelo híbrido. Gostaria que vcs realmente colocasse o ponto de vista de vcs. No mais um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Lélia González foi uma mulher guerreira e sempre lutou por tudo que acreditava, lutou contra o preconceito e contra o sofrimento da mulher foi pra Rio de Janeiro conquistou seus objetivos e começou a lutar para defender a mulher, e a cor negra decidindo expor como a mulher e frágil e escravizada, ela ajudou a fundar instituições como por ex:instituição de pesquisa da Cultura negra, e assim conseguiu até se candidatar a deputada estadual, ela sempre defendeu a mulher com força e garra e a cor negra Que é muito julgada com preconceitos absurdo e assim sei que Lélia gonzales foi mulher guerreira e decidida foi um exemplo para nós. Aluna:JUNIA ANDREIA /sala:2MB

    ResponderExcluir
  5. Lélia González foi uma mulher guerreira e sempre lutou por tudo que acreditava, lutou contra o preconceito e contra o sofrimento da mulher foi pra Rio de Janeiro conquistou seus objetivos e começou a lutar para defender a mulher, e a cor negra decidindo expor como a mulher e frágil e escravizada, ela ajudou a fundar instituições como por ex:instituição de pesquisa da Cultura negra, e assim conseguiu até se candidatar a deputada estadual, ela sempre defendeu a mulher com força e garra e a cor negra Que é muito julgada com preconceitos absurdo e assim sei que Lélia gonzales foi mulher guerreira e decidida foi um exemplo para nós. Aluna:JUNIA ANDREIA /sala:2MB

    ResponderExcluir
  6. Lélia González foi uma mulher guerreira e sempre lutou por tudo que acreditava, lutou contra o preconceito e contra o sofrimento da mulher foi pra Rio de Janeiro conquistou seus objetivos e começou a lutar para defender a mulher, e a cor negra decidindo expor como a mulher e frágil e escravizada, ela ajudou a fundar instituições como por ex:instituição de pesquisa da Cultura negra, e assim conseguiu até se candidatar a deputada estadual, ela sempre defendeu a mulher com força e garra e a cor negra Que é muito julgada com preconceitos absurdo e assim sei que Lélia gonzales foi mulher guerreira e decidida foi um exemplo para nós. Aluna:JUNIA ANDREIA /sala:2MB

    ResponderExcluir
  7. Lélia González foi uma mulher guerreira e sempre lutou por tudo que acreditava, lutou contra o preconceito e contra o sofrimento da mulher foi pra Rio de Janeiro conquistou seus objetivos e começou a lutar para defender a mulher, e a cor negra decidindo expor como a mulher e frágil e escravizada, ela ajudou a fundar instituições como por ex:instituição de pesquisa da Cultura negra, e assim conseguiu até se candidatar a deputada estadual, ela sempre defendeu a mulher com força e garra e a cor negra Que é muito julgada com preconceitos absurdo e assim sei que Lélia gonzales foi mulher guerreira e decidida foi um exemplo para nós. Aluna:JUNIA ANDREIA /sala:2MB

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Absolutamente admiravel o ato de autruismo desta mulher incrivel, que tenho um enorme prazer de pertencermos a mesma pátria.
    Querer o bem de uma naçao e lutar por isso.Nao ficar parada esperando as coisas acontecerem, Enfim, com o pouco que li fiquei intusiasmada para começaro trabalho interdisciplinar.

    Brenda Franciele 2° M2

    ResponderExcluir
  10. Lélia quebrou o paradigma da sociedade brasileira que dizia que no Brasil não tinha racismo porque o negro sabia onde era seu "lugar" no mundo. Ela resolveu sair do "lugar" e fazer a diferença. Lélia foi uma mulher guerreira, amorosa, livre e que possuía uma grande inquietude politica, era uma mulher a frente de seu tempo e que passou a militar em defesa da igualdade e negar todas as opressões de gênero e de classe.

    Na faculdade já era uma mulher de cuca e já embranquecida pela sociedade. Se formou em filosofia e historia e a partir dai começaram as contradições. Construiu três categorias que são: Amefricanidade, Feminismo Afro Latino Americano, Mulher Negra e o Pretuguês.

    Em meu ponto de vista Lélia foi mulher muito importante contra o racismo e para a liberdade de expressão da mulher de negra, pode ser considerada sem nenhuma dúvida, como uma das mais importantes e significativas, mulheres negras da história contemporânea no Brasil. Como ativista, escritora, professora, militante em todas essas funções sua meta era única, lutar pelo emponderamento do Povo Negro!

    Nomes: Thaynara Rodrigues
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  11. Lélia foi uma mulher guerreira e inconformada com o racismo feminino no Brasil, mediante as dificuldades ela começou a questionar o "por quê" ela estava sendo discriminada pela sociedade.Lélia foi um ícone brasileiro, pelo fato de correr atras do seu objetivo, que era lutar pela igualdade do Povo Negro.

    Nome: Ricardo Esdras Santana
    Turma: 304

    ResponderExcluir
  12. Criselle Dâmares Turma 304
    Léila foi uma mulher batalhadora que fez história no brasil,Não deixou se vencer pelo racismo, que enfrentou momentos difíceis com grandes, diferenças mostrou para brasil e para o mundo que o amor o respeito é forte estou muito orgulhosa por ela ser mineira e representa todos nós mulheres que não só sofre preconceito com o racismo mas sim com as outras dificuldades e preconceitos




    viva todas as raças e tribos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ela participou das eleições em 1986 e candidatou-se em deputada estadual.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Para ela, a mulher negra sempre foi a mais oprimida na nossa sociedade. Ela questionou a situação da trabalhadora doméstica: “afinal, a trabalhadora rural de hoje não difere muito da ‘escrava do eito’ de ontem; a empregada doméstica não é muito diferente da ‘mucama’ de ontem; o mesmo poderia dizer-se da vendedora ambulante, da ‘joaninha’, da servente ou trocadora de ônibus de hoje, e ‘escrava de ganho’ de ontem”.

    Luana Lino Martins Pereira
    203 Manhã

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Lelia Gonzalez foi uma mulher que lutou pelos seus direitos mesmo que a cor de sua pele fosse um motivo para o racismo em nossa sociedade antigamente. --Para ela foi uma grande conquista ser Professora e deputada, deveria ter mais reconhecimento entre nós Mineiros, ser um símbolo para nosso Estado, apenas isso.

    Carolina Aparecida, 201.

    ResponderExcluir
  18. Lélia era uma em mulher de origem humilde, de família de baixa renda onde seu pai era um ferroviário e empregada domestica, que com muito esforço conseguiu construir uma grande história durante sua história, estudou nas melhores universidades do Rj conseguindo se destacar tanto nos estudos e também no meio político. Se tornou professora de filosofia e na política conseguiu gargos de grande reconhecimento e ficou conhecida pela sua forma de expressão e humildade para conseguir sucesso e boa forma de se expressar para a sociedade e tornou-se um exemplo de mulher para o povo.

    ResponderExcluir
  19. Lélia era uma em mulher de origem humilde, de família de baixa renda onde seu pai era um ferroviário e empregada domestica, que com muito esforço conseguiu construir uma grande história durante sua história, estudou nas melhores universidades do Rj conseguindo se destacar tanto nos estudos e também no meio político. Se tornou professora de filosofia e na política conseguiu gargos de grande reconhecimento e ficou conhecida pela sua forma de expressão e humildade para conseguir sucesso e boa forma de se expressar para a sociedade e tornou-se um exemplo de mulher para o povo.

    ResponderExcluir
  20. Laila foi uma ativista guerreira e batalhadora que nao se conformou com o rumo em que sua vida poderia tomar por ser filha de uma trabalhadora domestica e de um ferroviario. Nome :Raiane stephanie pereira de souza. turma :301

    ResponderExcluir
  21. educadora e feminista mineira, Lélia Gonzales aprendeu que, na luta dos movimentos sociais, também existem castas e hierarquias. Por isso, questões específicas como as das mulheres negras, eram subestimadas em favor do chamado interesse maior. Assim como ocorria nas fotografias da liderança do Movimento Feminista, com as militantes negras.
    Lélia passou por tudo pra mostra o poder da mulher na sociedade é enfrentou em um momento muito diferente deste nosso atual, a violência contra o negro, de forma muito enfática ela lutou por aquilo que ela acreditava.
    Daniel junio belarmino
    3 ano 3

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Lélia Gonzales foi uma mulher digamos assim "moderna" ela estava mt a frente de seu tempo.Não concordava com a ideias que a sociedade tinha sobre a mulher e acima de tudo sobre o negro.
    Uma mulher de personalidade forte,guerreira e corajosa que enfrentou tudo e a todos em busca do seus direitos e da sua dignidade.
    E fez um bom trabalho,tanto que deixou sua marca na historia brasileira.
    Ana Paula Porto
    302

    ResponderExcluir